Curso Gestão Cultural

Sobre o Curso

Desenvolvido especialmente para artistas, produtor(as), estudantes, organizações culturais e demais profissionais da arte, cultura e criatividade.

Ele traz um olhar ampliado sobre a Cultura e destaca à sua importante relação com as políticas culturais, a produção artística e cultural e a economia criativa, compreensão fundamental para quem trabalha ou quer atuar no setor.

Com atividades práticas e interativas, serão abordados conteúdos multidisciplinares que contribuirão para:

  • Estimular a visão sistêmica sobre a Cultura, favorecendo a atuação integrada de toda a cadeia produtiva;
  • Proporcionar a atualização e a  qualificação profissional;
  • Valorizar as potências e potencialidades culturais e as oportunidades profissionais e de trabalho no país;
  • Incentivar a troca de experiências.

Este projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo no Município de São José do Rio Preto.  

IMPORTANTE: 50% das vagas serão priorizadas para pessoas pretas, pardas ou indígenas; LGBTQIA+; pessoas com deficiência; mulheres 50+ empreendedoras na Cultura e; gestores(as) de Organizações da Sociedade Civil. Vagas remanescentes serão abertas ao público.  

Vagas limitadas! Inscreva-se! 

Programação

O curso está organizado em 3 importantes temas – Políticas Culturais, Elaboração de Projetos e Economia Criativa – e será realizado por meio de aulas online e oficina presencial.

Políticas Culturais

inti queiroz

21/08 - Aula Inaugural para apresentação do curso e das aulas. Presencial, das 18h30 às 20h na ACIRP. Com Luanda Bonadio e Drica Sanches.

26 e 28/08 - Políticas Culturais. Online, das 18h30 às 21h. Com Inti Queiroz.

Inti Queiroz atua, desde 2021, como assessora da Deputada Federal Sâmia Bonfim (SP) para assuntos de cultura e terceiro setor. Tendo participado ativamente de importantes pautas nacionais, ela apresentará a atualização do arcabouço da Política Cultural brasileira, os mecanismos de fomento e de participação dos artistas e demais profissionais do setor.

osni ribeiro

02/09 - Gestão Pública e a Produção Cultural: como a conexão acontece na prática. Online, das 18h30 às 21h. Com Osni Ribeiro

Osni é músico, violeiro, compositor e produtor cultural e foi Secretário de Cultura de Botucatu. Com base em sua vasta experiência, fará a conexão e dará exemplos de como as Políticas Culturais são fundamentais para o trabalho de artistas e de profissionais que atuam na Cultura.

Economia Criativa

04/09 - Economia Criativa e Desenvolvimento: trabalho digno, igualdade de gênero e redução das desigualdades. Online, das 18h30 às 21h. Com Luanda Bonadio +

Além do conceito e de exemplos práticos, Luanda abordará a visão ampliada da Cultura e da Economia Criativa como forças para a geração de trabalho e renda e de oportunidades para o desenvolvimento local.

09 e 11/09 - Gestão de Empreendimentos Criativos. Online, das 18h30 às 20h30. Com: Sebrae

O Sebrae realizará duas aulas: a primeira sobre Formalização e Gestão de Negócios e a segunda sobre Precificação de produtos artísticos.

Festival de Masterclasses

Cidades Criativas: como a economia criativa pode impactar – positivamente – você, o seu trabalho e a sua cidade

Dia 12/09 às 18h30 -Online

Plano Regional de Economia Criativa do Vale do Ribeira: inspiração para profissionais de Rio Preto e região

Dia 12/09 às 19h30 - Online

A Cultura Caipira como patrimônio e meio para o desenvolvimento artístico no interior

Dia 12/09 às 20h30 - Online

Oficina

20 e 21/09 - Elaboração de Projetos: da ideia ao resultado. Presencial na ACIRP - Dia 20 das 13h às 19h e dia 21 das 09h às 12h.

Uma imersão para você tirar a ideia da cabeça e não perder oportunidades! Serão abordados os temas:
• Revelando editais e Leis de Incentivo
• Escrevendo um projeto do zero
• Dicas de quem vive da Arte e da Cultura
• Mentoria coletiva

Com:

régua 09082024

Inti Queiroz

Produtora cultural, pesquisadora, professora, linguista, filóloga e artista da música. Tem doutorado e mestrado pela FFLCH-USP com pesquisa sobre o financiamento público das políticas culturais. Gestora e produtora cultural há mais de 25 anos, em projetos de música,  teatro, dança, Hip Hop, artes visuais, literatura, patrimônio histórico, cidadania cultural entre outros. Desde 2010 atua também como professora de gestão cultural em cursos de pós graduação e livres: PUC-SP, Unicamp, FESP, USP, Rede Sesc, MAM, etc. Desde 2016 vem contribuindo diretamente na construção de projetos de lei e leis municipais, estaduais e federais que visam fomentar a cultura em toda sua diversidade. Desde março de 2021 também atua como assessora da Deputada Federal Sâmia Bomfim (Psol – SP) para assuntos de cultura e terceiro setor.

Osni Ribeiro

Natural de Botucatu/SP, é economista de formação, artista por vocação, produtor e gestor cultural. Como gestor foi secretário municipal de cultura de Botucatu de 2009 à 2016, período que desenvolveu ações e programas de políticas públicas de cultura e entre outras ações implementou o Fundo Municipal de Cultura, criou PIPA, Programa Municipal de Incentivo por meio de editais e o Artista Legal, programa com a intenção de trazer para formalidade artistas e produtores culturais. Participou da comissão organizadora da última Conferência Estadual de Cultura e da comissão de elaboração do Plano estadual de Cultura.

Como produtor realiza regularmente curadorias e produções especialmente em linguagens que permeiam a cultura caipira: Violas Paulistas (Sesc Pompéia e Araraquara), Viola Caipiracibana (Sesc Piracicaba), Violas e Ponteios (Com A Secretaria de Estado da Cultura), Festival Caipira do Jahú (PM de Jaú) e outros eventos. Foi o criador e produziu 15 edições do Botucanto – Festival Botucatuense da Canção, um dos mais importantes festivais de música do País.

Como artista integrou diversas montagens musicais como "Mazzaropi, o Carlitos Caipira”, “Eta Nóis, o encontro”, “Sobre Trilhos e Canções”, “No Coração do Brasil – um tributo à Tonico e Tinoco” e “São Paulo Caipira”. Tem 3 álbuns gravados, o mais recente “Arredores” (2019) e integrou diversas coletâneas, recentemente a coletânea Viola Paulista, pelo selo Sesc (2018). Em 2020 criou, dirigiu, apresentou e editou a websérie Manhã Violeira entrevistando expoentes e emergentes na cena da viola, da música e da cultura caipira.

Vanessa Schütt

Vanessa Schütt trabalha há 11 anos na União Brasileira de Compositores (UBC). Passou pelos setores de licenciamento/digital, Artístico e Repertório (A&R) e agora está como responsável pelo setor de Comunicação da empresa. Começou a carreira na área de direito autoral no escritório do Henrique Gandelman e Marisa Gandelman, onde trabalhou por 10 anos.

Décio Coutinho

Administrador de Empresas e Mestre em Gestão do Patrimônio Cultural (2005, PUC-GO) com ênfase em Antropologia. Pós-graduado em Gestão e Políticas Culturais, pela Universidade de Girona-Espanha. Especialista em “Sociedades Pós-industriais e Organizações Criativas”, realizada em Roma-Itália na S3 Studium, com o sociólogo Domenico de Masi e em “Economia Criativa” na Fundação Barcelona Media, Barcelona-Espanha.
Realizador e curador de 05 edições Fórum Internacional de Cidades Criativas. Membro da RBCIH-Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas e da RECRIA – Rede Nacional de Experiências e Turismo Criativo. Autor da metodologia de desenvolvimento territorial “Giros Criativos”. Consultor, instrutor e palestrante nacional e internacional. Colunista de Economia Criativa na Band News FM em Goiás. Membro do conselho da REC Brasil – Rede da Economia Criativa do Brasil.
A convite do Governo de Abu Dhabi – Emirados Árabes Unidos, participou do Culture Summit Abu Dhabi 2019 e 2022. Líder do Dia Mundial da Criatividade Goiânia 2020 e inspirador em 2021, movimento apoiado pela ONU. Palestrante da Campus Party Híbrida Goiás 2021. Palestrante do 4.0 World Fórum 2022 e 2023 realizado no Canadá.

Anita Carvalho

Anita Carvalho é mestre em Gestão da Economia Criativa pela ESPM, com formação em Música & Negócios pela PUC-Rio e graduada em Administração com foco em Marketing e Gestão do Entretenimento pela ESPM. É sócia da Música & Mídia Produções, empresa de gestão de carreiras artísticas responsável pela carreira do cantor Diogo Nogueira há 13 anos. Atua há 25 anos no mercado da música e é membro do Laboratório de Economia Criativa da ESPM. Apresenta o boletim diário “Criativamente”, sobre economia criativa, na Rádio MIX RIO FM. É coordenadora do Music Rio Academy, onde leciona o curso “Imersão em Music Business”, sucesso de público com oito turmas esgotadas.

Carlos Junior

Historiador – Especialização em História Cultural, Produtor e Gestor Cultural, Secretário de Cultura do Município de Iguape/SP (16 anos) e Secretário de Cultura e Economia Criativa de Registro (08 anos), autor e organizador do livro “Iguape, Princesa do Litoral” – Ed. Nova América, com o qual iniciou programa de Educação Patrimonial no município, participou e geriu a equipe local responsável pelo Inventário de Tombamento de Iguape, reconhecida em 2009 pelo IPHAN como Patrimônio Cultural, Histórico e Paisagístico do Brasil. Presidiu o Conselho de Defesa do Patrimônio, dirigiu o Museu Histórico e Arqueológico, co-gestor da Casa do Patrimônio do Vale do Ribeira e coordenou o Pólo Regional de Museus do Litoral Paulista. Foi consultor do Primeiro Plano Regional de Economia Criativa do Brasil – “Dá Gosto Ser do Ribeira (Garimpo de Soluções), Articulador Regional de Políticas Públicas da FGV para as regiões do Vale do Ribeira e Sudoeste Paulista, atualmente é Analista de Negócios e Gestor de Economia Criativa do SEBRAE Vale do Ribeira.

Silvio Francisco e Vitor Zafer

Silvio Francisco é pulistano, nascido na década de 60, técnico em eletrônica. Abandonou a faculdade de engenharia, para trabalhar e, posteriormente, transitou pelas áreas de psicologia e ciências sociais. Curioso e autodidata, estudou por conta própria e fez cursos de arte, fotografia, roteiro, operação de áudio, videoman, entre outras atividades ligadas aos universos cultural e artístico, sobressaindo-se por sua habilidade criativa em produção de arte e tecnologia. Seus mestres foram Lala Deheinzelin, Judy Spencer, Danny Nolan, Leonardo Netto, entre outros; teve a honra de trabalhar com Oscar Niemeyer, Eleazar de Carvalho e Rubens Correa. Construiu uma sólida trajetória profissional desenvolvida nas áreas de iluminação (shows, eventos e arquitetura), direção de fotografia e direção artística em eventos culturais e corporativos. Como lighting designer, destacam-se os trabalhos realizados em shows como os de Marisa Monte, Rita Lee, Barão Vermelho, para citar alguns exemplos, e em projetos culturais como “Rumos Sesc” e “Multishow ao Vivo”. Na arquitetura, atuou em importantes projetos de patrimônio material e de urbanismo, distinguindo-se as obras executadas no Memorial da América Latina (SP), no Museu de Arte de Niterói (RJ) e na Passarela Eusébio Matoso, na capital paulista. Na qualidade de diretor artístico e de fotografia, produziu eventos – nacionais e internacionais – para marcas de diferentes segmentos, tais com “Banco do Brasil”, “Natura”, “Boticário”, “Facebook e Instagram”, “Libbs”, “L’Occitane”, “Pirelli”, “Nike”, “Albert Einstein”, “Instituto Sou da Paz”, “Instituto Rodrigo Mendes”, entre outras. Em 2020, em meio à pandemia do Covid-19, Silvio Francisco – que também é poeta e músico amador – lançou o projeto “Desejos, Sonhos e Sensações”, uma websérie com episódios dedicados ao diálogo sobre expressões artísticas e ao compartilhamento de criações autorais, dando visibilidade a artistas e a talentos que vivem no anonimato; atualmente, possui 585 seguidores e um dos episódios obteve mais de 8.400 visualizações. Acesso ao canal exclusivo no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCVzXvQc5W_ALxQ-IzZsJ4ug

Vitor Zafer, ribeirão-pretano nascido em uma família de músicos, é compositor, sound designer e produtor musical de filmes, televisão, jogos eletrônicos, teatro e musicais. Em 2008 formou-se em piano pelo Conservatório Contraponto em 2006, em guitarra pela Universidade Livre de Música (ULM) e ingressou na USP onde formou-se em Educação Musical com habilitação em violino. Em 2011 estudou áudio profissional no Colégio de Aprendizagem Moderna (CAM). Tocou ao lado de grandes artistas como Johny Alf no espetáculo Juão Sebastião Bar em 2004 e Steve Vai na MasterClass SP em 2016. Lecionou como professor convidado na University of Turku e na Rauma Musiikkiopisto (Finlândia), Scuola Comunale di Musica G. Sarti (Itália) e Oficinas Culturais da USP. Participou de diversos festivais internacionais de música na Alemanha, Itália, Finlândia, Estônia e Brasil. Trabalhou em longa metragens para cinema como: Eu Fico Loko (2017) e Tito; os Pássaros (2019) que foi exibido em mais de 60 festivais de filmes (Cannes, Annecy, Chicago, Havana, Annie) e também foi pré selecionado para o Oscar 2019 na categoria de melhor animação; e Reação em Cadeia (2020). Também nas séries de TV: 171 – Negócios de Família pela Universal Channel e Clube da Anittinha (1ª, 2ª e 3ª Temporada) pelo canal Gloob. Atualmente cursa pós-graduação em regência orquestral pelo Instituto Alpha.

Davidson Kaseker

Mestre em Museologia pela Universidade de São Paulo (PPGMUS-USP). Graduado em Letras pela USP (1983). Pós-graduado em Administração pela FAAP – Faculdades Armando Álvares Penteado (2000), Gestão e Política Cultural pela Universidade de Girona (ES)/Itaú Cultural e em Gestão Estratégica da Sustentabilidade pela FIA Fundação Instituto de Administração. Foi secretário municipal da Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Itapeva no período de 2007-2012 e membro do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo Condephaat, no biênio 2019-2020. De 2013 a 2021, foi diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP). Desde 01/02/2022, assumiu a gerência do Museu das Culturas Indígenas, gerido pela ACAM Portinari/Secretaria da Cultura e Economia Criativa de São Paulo. Em 07/08/2023, foi designado como titular da cadeira de profissional de notório saber em patrimônio imaterial no Condephaat de São Paulo.

Drica Sanches

Atriz, Produtora e Gestora Cultural. Graduada em Produção e Gestão Cultural, Pós graduanda em Comunicação e Marketing, especialista em elaboração, enquadramento e execução de projetos culturais, com ênfase em editais e nas leis de incentivo à cultura Estadual e Federal. Cofundadora da Cia. Fábrica de Sonhos há 25 anos e correalizadora do Festival em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato, que está na 20º edição.

Atualmente é Diretora de Economia Criativa e Captação de Recursos na Acirp (Associação Comercial e Empresarial de SJRP-SP).

Luanda Bonadio

Criação e Realização

Acredito na potência da Cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social e na Comunicação como ferramenta de transformação. Tenho formação multidisciplinar, com uma trajetória de 30 anos percorrida nas áreas de Comunicação e Marketing, Cultura, Economia Criativa e Terceiro Setor, nos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Desde 2010 atuo como mentora e consultora em Institutos/Fundações Empresariais, Organizações da Sociedade Civil e Equipamentos de Cultura trazendo como diferenciais: um repertório corporativo associado ao olhar plural da sociedade; o fortalecimento da identidade para geração de valor institucional e a conexão entre empresas, projetos e territórios. Junto com clientes proponentes aprovei mais de R$ 35 milhões em recursos incentivados.

Tenho, também, me dedicado ao fomento dos setores Cultural e Criativo por meio de pesquisas, conexões em rede de profissionais e projetos que tenham a Economia Criativa como força propulsora da geração de trabalho e renda e do desenvolvimento local. Sou idealizadora da Cultura, Presente!, uma plataforma digital para o fortalecimento profissional da comunidade cultural, artística e criativa.

Pular para o conteúdo